Vanessa Petrelli Corrêa é doutora em Teoria Econômica pela Unicamp. Foto: Divulgação/Ipea
Um grupo de alto nível foi nomeado pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para elaborar um plano de ação cujo objetivo é o desenvolvimento sustentável global para depois de 2015. A equipe deve reunir propostas relativas às questões econômicas, políticas e sociais, como erradicação da fome e combate à pobreza. A presidenta do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), Vanessa Petrella Corrêa, integra o time.
Vanessa Petrelli Corrêa é doutora em Teoria Econômica pela Unicamp e mestre em Teoria Econômica pela UnB, fez graduação em Economia pela Universidade Federal do Paraná . É professora licenciada da Universidade Federal de Uberlândia (MG). É a 23ª presidente do Ipea.
“Seguindo a própria discussão que nós tivemos na Rio+20, vamos consolidar a compreensão do conceito de desenvolvimento e de que os debates têm que integrar o desenvolvimento sustentável em conjunto com a análise da incorporação do homem enquanto ser humano neste desenvolvimento. E o próprio conceito de economia verde e dos novos caminhos para os ODM, incorporando essa discussão", projetou Corrêa.
A primeira reunião do grupo será em setembro, às margens da Assembleia Geral. "Estou ansioso com as recomendações [do grupo] sobre uma agenda global para depois de 2015 com responsabilidades compartilhadas para todos os países tendo como alvo a luta contra a pobreza e o desenvolvimento sustentável", destacou Ban Ki-moon. O ano de referência marca o término do prazo de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
O grupo vai se debruçar sobre os seguintes temas: a redução da pobreza, melhorias na área de educação, igualdade de gênero, saúde infantil e materna, a estabilidade ambiental e o tratamento para os doentes contaminados com o vírus HIV. De acordo com um estudo recente de 2012, há progressos no combate à pobreza e melhoria da qualidade de vida nas comunidades pobres, assim como o abastecimento de água nos países menos desenvolvidos.
A criação do grupo de trabalho foi referendada durante as discussões na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em junho, no Rio de Janeiro. Na ocasião, cerca de cem chefes de Estado e governo participaram dos debates, além de aproximadamente 40 mil representantes de organizações não governamentais, do setor privado e da sociedade civil.
A equipe é formada por 26 pessoas sob a coordenação de Susilo Bambang Yudhoyono, da Indonésia, Ellen Johnson Sirleaf, da Libéria, e do primeiro-ministro britânico, David Cameron. Além da brasileira Vanessa Petrelli Corrêa, outras lusófonas integram o painel: a ministra das Finanças do Timor-Leste, Emília Pires e a ativista moçambicana Graça Machel, mulher de Nelson Mandela.
- Ouça a matéria da Rádio ONU com a entrevista com Vanessa Corrêa -
Com informações da Agência Brasil e Rádio ONU
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!