O telefone terá chips IC que medem os níveis de radiação/Foto:Divulgação
Saber onde existe contaminação radioativa é um dos acessórios de um novo celular inteligente chamado de Pantone 5. Segundo a Reuters, a operadora de telefonia móvel Softbank Corp anunciou na terça-feira, 29 de maio, que em breve começará a vender os smartphones com detectores de radiação.
A ideia pretende auxiliar pessoas que vivem em volta de localidades que sofreram com a contaminação radioativa, a exemplo da costa leste do Japão, Fukushima. Segundo o presidente da Softbank, a ameaça do acidente nuclear não pode ser vista pelo olho humano, mas continua a ser uma preocupação para muitas pessoas, especialmente para as mães com crianças pequenas.
Basicamente, o telefone Pantone 5 terá chips IC que medem os níveis de radiação em microsieverts por hora. Um usuário pode testar um local e acompanhar os níveis que foram registrados em cada ambiente testado.
Ele é o primeiro celular a vir com um detector de radiação embutido. A Softbank não é a primeira empresa a lançar um celular com esse sistema, com o acontecimento de Fukushima, várias empresas lançaram detectores de radiação móveis, tais como RDTX Scosche compatível ao iPhone, mas eles tiveram que ser conectados em um iPhone externamente.
De acordo com a empresa, o alto nível de medo de contaminação, poderá ser uma característica de venda popular para o telefone, além disso, o aplicativo pode ser uma boa maneira de lidar com a preocupação relacionada à segurança da energia nuclear, que só faz crescer.
O smatphone virá em oito cores brilhantes e personalizadas. A Softbank, terceira operadora de telefonia móvel do Japão, ainda não definiu um preço para o novo aparelho, mas contou que ele terá um valor acessível.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!