Os produtos já são comercializados na América do Norte
Foto: Divulgação
O que veio primeiro, o ovo ou a galinha? No caso da empresa Hampton Creek Foods, nenhum dos dois. Cientistas de São Francisco criaram o ovo artificial elaborado à base de plantas, esquecendo de vez a ideia da utilização animal. A mesma instituição é também inventora da maionese saudável e uma variedade de pães que seguem a mesma linhagem que a do ovo. As inovações têm chamado a atenção dos norte-americanos e, apesar de não ter nada a ver com computadores ou softwares, já contam com a aprovação até de Bill Gates.
Segundo um dos responsáveis pelas inovações, Josh Tetrick, os produtos são feitos a partir de uma espécie de ervilhas e mais 11 tipos de plantas. Ele afirma que a ideia surgiu após passar sete anos na África Subsaariana trabalhando em comunidades de baixa renda. "Quando eu voltei para os Estados Unidos, queria ver como poderia criar um negócio para fazer a diferença. Depois de ler muito sobre o nosso sistema alimentar, comecei a ver o quão louco que era e surgiu a Hampton Creek Foods", explicou ao portal Fox News.
A inovação, que já se alastrou pelos Estados Unidos e pelo Canadá, estreou nos famosos mercados Whole Foods, na Califórnia, durante a segunda semana de setembro. A empresa também já está em negociações com outros supermercados e fabricantes de todo o mundo para receber seus produtos em suas prateleiras.
O ovo de origem vegetal custa 18% menos que os convencionais e elimina a necessidade de crescimento de alimentação ou o tratamento de resíduos associada a exploração de animais. A empresa, com sede no Vale do Silício, pretende combater a fome no terceiro mundo e ajudar a solucionar o desafio da agricultura baseada em fábrica, com o apoio de Bill Gates.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!