Reunião do grupo Basic foi realizada em 21 de setembro.
Foto: Wilson Dias/ABr
Assegurar a extensão do Protocolo de Kyoto e cobrar metas de redução das emissões de gases do efeito estufa dos países desenvolvidos. Essas foram as principais metas acordadas pelos países do Basic (Brasil, China, Índia e África do Sul) em reunião realizada no Brasil na quinta-feira, 20 de setembro, e na sexta-feira (21), que serve de preparação para a 18ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima (COP-18), marcada para o final do ano, em Doha, no Catar.
"[É necessário um esforço para] buscarmos um caminho que pudesse unir politicamente o mundo na solução da questão das mudanças do clima, onde entendemos que as reduções que estão presentes sobre a mesa dos países desenvolvidos estão muito aquém daquilo que a ciência e o desafio político da negociação nos impõem no diálogo de Doha e pós-Doha", afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em coletiva de imprensa.
Segundo o vice-ministro da comissão nacional de desenvolvimento e reforma da República Popular da China, Xie Zenhua, os países em desenvolvimento estão reduzindo em 70% e os desenvolvidos em 30% a emissão de gases. "Acreditamos que a redução de países desenvolvidos ainda não é suficiente. Temos que negociar como aumentar a taxa de redução deles", frisou Zenhua.
O grupo Basic também solicitou apoio financeiro, tecnológico e de capacitação das nações desenvolvidos para auxiliar os países desenvolvimento a diminuir as emissões de gases.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!