Para a presidenta, ações governamentais estimularam a conservação da Amazônia/Foto: Ag. Brasil
A dois dias do início oficial da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), na quarta-feira, 13 de junho, a presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (11) que o Brasil vem crescendo na área ambiental. Ela comemorou ainda, no programa de rádio Café com a Presidenta, a queda do desmatamento na Amazônia e ressaltou as ações do governo para a conservação do bioma.
“Em 2011 registramos o menor desmatamento da história do país. Eu me orgulho de termos conseguido diminuir o desmatamento ilegal em 77% quando a gente compara com os índices de 2004, ano em que o Brasil lançou o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia”, afirmou Dilma, que classificou o índice como resultado “da forte ação do governo na fiscalização: punindo e impedindo o desmatamento ilegal”.
Durante o programa, a presidenta reiterou que o governo vem oferecendo alternativas para os habitantes das florestas, ajudando a preservar as árvores em pé. Dilma Rousseff exemplificou com o programa Bolsa Verde, um benefício de R$ 300, pagos a cada três meses, para as famílias extremamente vulneráveis que trabalham na coleta de frutos, na extração de látex ou na pesca artesanal, na Amazônia. Mais de 23 mil famílias já são beneficiárias do programa.
“A combinação de uma fiscalização forte com ações que permitem a exploração sustentável dos recursos naturais é o que ajuda a manter a floresta de pé. Hoje, mais de 80% da Floresta Amazônica está preservada, e isso não acontece em nenhuma parte do mundo”, observou Dilma.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!