CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

"Parque móvel" quer levar mais senso de comunidade para às ruas

Com cidades cada dia mais cheias de carros, os espaços destinados aos pedestres têm se tornado escassos. Sentar calmamente em um banco na rua e aproveitar a sombra de uma árvore para colocar o papo em dia com o vizinho se tornou história do passado em muitos centros urbanos. Sentindo falta de momentos e locais como esses, o designer italiano Matteo Cibic criou uma solução que pretende "tomar de volta" para as pessoas o local que hoje é exclusivo dos carros: as vagas de estacionamento das ruas.

foto autor

23/08/2012 às 17:00 • Atualizada em 09/09/2022 às 21:20 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

park-capa.jpg

Com cidades cada dia mais cheias de carros, os espaços destinados aos pedestres têm se tornado escassos. Sentar calmamente em um banco na rua e aproveitar a sombra de uma árvore para colocar o papo em dia com o vizinho se tornou história do passado em muitos centros urbanos.

Sentindo falta de momentos e locais como esses, o designer italiano Matteo Cibic criou uma solução que pretende “tomar de volta” para as pessoas o local que hoje é exclusivo dos carros: as vagas de estacionamento das ruas.

O Tree Trolley, como foi batizado o projeto, busca levar o verde de volta para os espaços urbanos. O conceito funciona como um carrinho de brinquedo, com a diferença de carregar bancos, árvores, arbustos e outras plantas na carroceria.

Por ser móvel, ele funciona exatamente como um carro: basta escolher o local onde deseja ficar, estacionar o Tree Trolley ali e aproveitar o que ele oferece. Depois, é só levá-lo de volta para um galpão ou para outro estacionamento.

Além de plantas ornamentais e árvores frutíferas, o conceito ainda dispõe de wi-fi, entrada USB para carregar pequenos aparelhos eletrônicos e poste de luz, caso seja usado também pela noite.

park-02.jpg

A “praça móvel” ainda ocupa o lugar de um automóvel, que terá que encontrar outro lugar para estacionar, garantindo mais espaço para a vizinhança. Essa, sugere o designer, pode se unir para escolher onde o carro deve parar a cada dia e quais as melhores forma de fazer a sua manutenção.

A intenção, segundo Cibic, é não apenas levar mais verde para às ruas e reduzir a quantidade de carros, como também tornar os bairros mais seguros e promover a integração entre os vizinhos.

O parque também poderia ser eficiente de outras formas. Como possui wi-fi, a vizinhança poderia usar o sinal para acessar a internet, reduzindo, assim, o “smog eletrônico” e baixando os custos para todos. A iluminação do parque tornaria as ruas mais seguras e promoveria o encontro dos vizinhos.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade