icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Parques eólicos elevam a temperatura local à noite, diz estudo

Os parques de energia eólica podem afetar o clima do local em que se situam, elevando a temperatura durante a noite. A conclusão, publicada em um estudo na revista especializada Nature Climate Change, foi obtida após a observação de um parque no Texas. A partir de informações de satélites, os pesquisadores observaram que áreas situadas perto de turbinas eólicas tendem a esquentar mais do que as que não possuem fazendas eólicas nas imediações

foto autor

01/05/2012 às 10:00 • Atualizada em 13/09/2022 às 9:34 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

solar.jpg
Turbinas "bagunçam" os ventos quentes e frios/Foto: sxc.hu

Os parques de energia eólica podem afetar o clima do local em que se situam, elevando a temperatura durante a noite. A conclusão, publicada em um estudo na revista especializada Nature Climate Change, foi obtida após a observação de um parque no Texas.

A partir de informações de satélites, os pesquisadores observaram que áreas situadas perto de turbinas eólicas tendem a esquentar mais do que as que não possuem fazendas eólicas nas imediações. Entre 2003 e 2009, a área estudada viu o número de turbinas eólicas multiplicar: de 111 para 2.325.

A pesquisa reitera as conclusões de um estudo anterior, de 2010, realizado também em uma região específica americana e que utilizou modelos criados por computador para mostrar que fazendas eólicas podem provocar aquecimento regional. Para os pesquisadores, o aquecimento é provocado pelas turbinas das usinas, que liberam ar quente ao nível do solo.

As informações do estudo foram obtidas pelos sensores de satélite Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (Modis), da Nasa, que medem as radiações infravermelhas emitidas por incêndios na superfície do planeta.

Os dados dos sensores foram utilizados para medir as temperaturas na região estudada no começo e ao final do "boom" de construção de usinas. Ao longo desse período, a região do Texas, como um todo, sofreu um aumento de temperatura, sendo esta mais acentuada nas áreas próximas aos parques eólicos.

Conclusões

Os pesquisadores ressalvam que outros fatores podem ter influenciado os resultados, tais como mudanças de vegetação, embora tais fatores tenham ocorrido em escala muito pequena.

As mudanças não ocorreram de forma idêntica em todas as áreas próximas as fazendas eólicas. De acordo com os cientistas, o aquecimento observado foi de cerca de 0.72ºC por década.

O pesquisador-sênior Liming Zhou advertiu que a experiência não deve ser estendida de forma linear para outras regiões por períodos mais longos. Segundo ele, à noite o ar acima do nível do solo costuma ser mais quente do que no nível do solo.

Os pesquisadores acreditam que as lâminas das turbinas eólicas estão simplesmente agitando o ar, misturando ar quente e ar frio, levando assim parte do calor ao nível do solo.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade