Os móveis mantém características originais dos carros antigos
Fotos: Divulgação
Um olhar diferenciado e ecológico é o que falta para as pessoas notarem que "nada se perde, tudo se transforma", como já dizia o pai da química, Antoine Lavoisier. O engenheiro mecânico e designer Ronen Wasserman ou Ronen Tinman, como gosta de ser chamado, mostra que reaproveitar é muito melhor do que descartar. Ele transforma peças descartadas de carros em mobiliários singulares.
Em suas peças é possível notar originalidade. Tinman preserva grande parte dos detalhes originais dos automóveis, como a marca, os ornamentos de capô e até mesmo os arranhões. Tudo na intenção de manter viva a história de cada parte dos carros antigos.
Mas a preocupação maior do artista está na proposta de mostrar que no mundo existe uma limitação de matérias-primas e por isso nada melhor do que reutilizar os recursos já existentes. "Tantos recursos são investidos na criação dessas peças - Estou convencido de que elas podem ser reutilizadas, em vez de constantemente encontrar novas matérias-primas para trabalhar", explicou em seu site.
Tinman conseguiu então, por meio de seu mobiliário, unir as duas paixões: carros antigos e a consciência ambiental. Um dos seus maiores interesse é criar um futuro sustentável.
Para confeccionar as peças, ele utiliza técnicas como soldagem, corte, achatamento, colagem, perfuração, revestimento, pintura e proteção.
O artista consegue encontrar beleza nos aspectos de peças do carro que a maioria das pessoas ignora - as marcações, as dobras, o empenamento. No total, o processo de descobrir a parte específica para o produto final pode demorar meses.
E depois disso, ele leva as peças amassadas e enferrujadas que poderiam definhar em um ferro-velho ou acabar em aterros sanitários e dá-lhes uma segunda vida, transformando-as em móveis utilitários e cheios de beleza.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!