icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Pesquisa utiliza bactéria da Antártida para produzir borracha sustentável

foto autor

25/07/2014 às 16:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 17:33 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

pesquisa-ecod.jpg
A tecnologia, já testada em laboratório, passa no momento por testes industriais
Foto: Agência Petrobras

A partir de uma bactéria encontrada na Antártida e do melaço de cana-de-açúcar, uma importante molécula tem sido produzida para a indústria química e petroquímica nacional.

Conhecida como butanodiol, esta molécula é utilizada na produção do butadieno, insumo de elevada demanda na indústria para a produção de borrachas sintéticas. A borracha é gerada a partir de moléculas fósseis e o resultado, se comprovado em nível industrial, permitirá a abertura de uma nova fronteira verde nessa área.

A tecnologia, já testada em laboratório, passa no momento por testes industriais, e caso seja aprovada, a sua utilização em escala irá contribuir para o aumento do volume de produção nacional do butadieno, suprindo o mercado nacional, atualmente abastecido com a importação do produto.

Até o momento foi investido cerca de R$ 1,5 milhão. Estima-se que até 2016 sejam testadas novas matérias-primas para a obtenção dessa molécula e que até 2017 seja ampliada a escala de testes.

As pesquisas têm ficado a cargo da Petrobras, por meio de seu Centro de Pesquisas (Cenpes), em parceria com a Universidade de Agricultura de Atenas (Grécia) e com o Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade