Foto: Agência Petrobras de Notícias / Divulgação
A Petrobras pretende economizar R$ 12 milhões em 2012 somente com a ampliação do Projeto de Gestão de Energia em prédios administrativos da companhia. Segundo a estatal, o valor é 20% superior ao de 2011. O programa, presente em diversos estados, tem como foco o uso de energia renovável, eficiência energética e automação predial.
Edifícios do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Norte já contam com o projeto pioneiro no país. De acordo com a Petrobras, o sistema permite mapear e monitorar em tempo real o consumo energético dos edifícios, aliando fontes sustentáveis de geração de energia com maior eficiência no sistema elétrico interno.
É o caso dos prédios do Rio de Janeiro, que utilizam a energia renovável comprada de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) e conseguiram proporcionar à multinacional uma economia de R$ 1,5 milhão somente em 2011.
Outro projeto recente ganha destaque no prédio da Universidade Petrobras, também no Rio de Janeiro, onde um novo sistema termossolar desenvolvido com tecnologia avançada permite aquecer até 23 mil litros de água por dia para o restaurante instalado no local.
Com informações da Agência Petrobras de Notícias.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!