Durante a Copa do Mundo, cerca de 840 catadores organizados em cooperativas e redes de cooperativas fazem parte do time de coleta seletiva dentro dos 12 estádios do mundial. Para mensurar a quantidade de material reciclável coletada no megaevento, o sistema de gestão CATAsig, desenvolvido em plataforma web, criou o Placar da Reciclagem.
Com o CATAsig é possível qualificar a gestão administrativa e financeira das cooperativas, bem como, contabilizar, diariamente, o volume de materiais recicláveis coletados e triados, especificando-os por tipo e calculando o volume de recursos naturais poupados.
A ação dos catadores nos estádios é fruto de parceria do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Coca-Cola Brasil e Fifa que contrataram as redes de cooperativas nas cidades-sede e paga os catadores pelo serviço de destinação correta dos resíduos gerados nos eventos, além de capacitação e uniformes.
“É um desafio, mas é um desafio muito importante que mostra que nós estamos prontos para fazer a coleta não apenas em uma copa do mundo, mas fazer a prestação de serviços nos municípios e em grande eventos”, avaliou o catador Eduardo Ferreira de Paulo, representante do MNCR e um dos selecionados a trabalhar dentro do estádio Itaquerão, em São Paulo.
Até sexta-feira, 27 de junho, o Placar da Reciclagem registrava mais de 184 toneladas de materiais coletados. Para acompanhar a contagem, clique aqui.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!