icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Planta que brilha no escuro pode ser solução para iluminação sustentável

Nada de lâmpadas eficientes! No futuro, são as plantas que poderão iluminar as casas. Isso pode ser possível graças ao projeto Glowing Plant, que promete desenvolver plantas que brilham no escuro.

foto autor

09/05/2013 às 10:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 5:47 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

planta-brilhante.jpg
Projeto Glowing Plant promete desenvolver plantas que brilham no escuro
Fotos: divulgação

Nada de lâmpadas eficientes! No futuro, são as plantas que poderão iluminar as casas. Imagine não precisar ligar a luz para deixar o ambiente claro e ainda encher o local de verde. Isso pode ser possível graças ao projeto Glowing Plant, que promete desenvolver plantas que brilham no escuro.

Os protótipos estão sendo desenvolvidos por um grupo de biólogos e engenheiros dos Estados Unidos, por meio da biologia sintética. Ou seja, eles pretendem identificar genes de bactérias bioluminescentes para utilizar a sequência de DNA em outras plantas, permitindo que elas consigam produzir luz. Segundo o chefe de Genética da Harvard Medical School, George Church, que trabalha extensivamente em engenharia de biossegurança, o projeto é 100% seguro.

Durante as pesquisas, os cientistas ainda não conseguiram fazer com que as primeiras plantas brilhassem tanto como as pessoas gostaria. Mas eles explicaram que, nesta fase inicial do projeto, a ideia é conseguir fazer com que a planta possa ser vista claramente no escuro, mas não a ponto de ser substituída por lâmpadas.

plnata-brilha.jpg

Para conseguir levar os estudos adiante a equipe busca financiamento, através do site kickstarter. Em menos de duas semanas de divulgação o desejo de arrecadar 65 mil dólares foi superado, e já alcançou o valor de 270 mil dólares. E olha que ainda falta quase um mês para o prazo final da arrecadação, previsto para 7 de junho.

Quem ajudar com o Glowing Plant receberá em casa as sementes incandescentes, assim que elas forem finalizadas. Segundo os criadores a oportunidade é única, pois não existe ainda a possibilidade de comercialização do produto.

Será que as plantas incandescentes serão no futuro a solução para uma iluminação sustentável? É esperar para ver.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade