Pnud disponibiliza estatísticas para monitoramento dos objetivos globais das Nações Unidas


 ods-ecod.jpg
Plataforma online disponibiliza dados sobre problemas visados pela Agenda 2030 da ONU
Foto: Pnud Brasil

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) lançou em outubro a primeira versão da Plataforma Agenda 2030, portal online com indicadores sociais associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O objetivo do site é impulsionar o cumprimento das novas metas globais através da difusão de informações sobre problemas como pobreza, moradia inadequada, falta de acesso a serviços de saúde e mudanças climáticas. Usuários também podem contribuir com a base de dados.

A plataforma foi construída com base em três eixos. O primeiro deles foi “informação” e levou o Pnud e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), parceiro da iniciativa, a coletarem e publicarem documentos sobre os ODS e a criarem uma biblioteca digital e uma seção de perguntas e respostas.

Os outros dois foram “monitoramento e avaliação” e “participação”. No portal, a agência da ONU disponibiliza tabelas e gráficos que permitem acompanhar a evolução ou não de comunidades na busca pelo desenvolvimento sustentável.

A plataforma receberá informações das principais redes da sociedade civil que colaboram com a implementação da Agenda 2030 e também contará com canais de diálogo para incentivar contribuições individuais, corporativas e de governos.

O lançamento do portal ocorreu durante a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Habitat III. Durante o evento, o Pnud também divulgou outros projetos online desenvolvidos em parceria com o Ipea, a Plataforma Atlas e o Atlas das Regiões Metropolitanas do Brasil, com informações sobre renda, longevidade e educação. Os dados dessas iniciativas foram traduzidos para o inglês e espanhol.

– Conheça a Plataforma 2030 – 

(Via ONU Brasil)

EcoDesenvolvimento.org – Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.