O portal permite o acesso público a dados de projetos em 177 países e territórios
Imagem: Reprodução
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) lançou, no final de 2012, uma plataforma na web que permite o acesso público a dados de projetos de 177 países e territórios, com o compromisso de transparência total até 2013. O portal oferece informações que vão desde receita e gastos até atividades e resultados, sobre mais de seis mil projetos da organização em andamento pelo mundo; os que foram encerrados financeiramente em 2011; e mais de oito mil produtos e resultados.
Os usuários da plataforma, que implementou a Iniciativa Internacional pela Transparência (Iati), podem ordenar os projetos por área de atuação, fontes de financiamento e localização geográfica para extrair dados detalhados sobre orçamentos, agências implementadoras e produtos esperados em setores como governança e justiça, prevenção de crises e recuperação e meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Segundo a diretora mundial do Pnud, Helen Clark, a transparência é uma prioridade para a organização, além disso, é vista como um elemento fundamental para a confiança do público e dos parceiros. Para 2013, estão previstas atualizações trimestrais de todos os projetos da instituição em andamento.
"Estamos comprometidos em trabalhar de forma transparente e vamos continuar aumentando a quantidade, qualidade e intemporalidade de nossos relatórios para que nossos parceiros possam monitorar seus investimentos no combate à pobreza, no apoio ao desenvolvimento humano e nos processos que asseguram um futuro sustentável para todos", declarou Helen.
A Iati é uma iniciativa voluntária de múltiplos participantes, com o objetivo de facilitar o acesso, o entendimento e o uso da informação sobre desembolso financeiro para projetos humanitários e de desenvolvimento.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!