icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Portland aposta em mobilidade urbana e energias alternativas

Com 277 quilômetro de ciclovias, projeto para construir um bairro inteiro com edificações sustentáveis, uso de energia solar e eólica, a cidade é considerada a mais sustentável dos EUA.

foto autor

04/06/2013 às 17:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 10:14 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

ciclovia-destaque.jpg
A cidade possui 277 quilômetros de ciclovias, sistema de carona solidária e bonde gratuito. Foto: SXC

De uma cidade comum, com histórico de devastação de florestas e poluição do ar, para "vendedora" de projetos sustentáveis. Esta é Portland, considerada a cidade mais sustentável dos Estados Unidos pela Mother Nature Net Work. E não foi preciso descobrir a pólvora - as apostas são a mobilidade urbana e a geração de energias alternativas.

Na Semana do Meio Ambiente, o exemplo de cidade sustentável é um conglomerado urbano com mais de 500 mil habitantes e que tem adotado medidas que funcionam graças à cooperação de seus cidadãos: como a Carona Solidária, o uso de 277 quilômetros de ciclovias por quase 40% da população e do bonde gratuito, fornecido pela prefeitura da cidade.

Recentemente, Nancy Hales, a diretora da Portland State University e primeira dama da cidade, umas das mais populosas do estado de Oregon, esteve no Rio de Janeiro para apresentar o case "Nós construímos cidades verdes" (We Build Green Cities), durante a Sustainable Brands Conference (SB Rio 2013).

Além das ações em mobilidade urbana, Nancy falou da geração de energia alternativa com a captação de ventos e luz solar para ser distribuída em empresas e casas. Com isso, Portland pretende reduzir em 50% a emissão de carbono até 2050, o que é uma tarefa difícil para os Estados Unidos, grande utilizador de carvão na indústria.

A cidade também possui um projeto para criar um bairro com construções que aproveitem a luz natural e reusem a água. Todos os edifícios deverão receber certificados LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), mais importante selo da construção sustentável dos EUA.

Segundo o site do SB Rio 2013, mais de três mil delegações visitaram a cidade, todas interessadas em adaptar as práticas às suas realidades, como os líderes de Waco (Texas), Abu Dhabi (Emirados Árabes) e Indaiatuba (São Paulo).

“Nosso foco era melhorar a cidade para os seus cidadãos, não era ser a líder em qualidade de vida no país. A partir da nossa experiência, queremos ajudar outras cidades do mundo”, disse Nancy Hales, durante a conferência.

Assista abaixo ao vídeo sobre a cidade (em inglês):

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade