Objetivo da prefeitura é instalar 40 estações e 400 bicicletas até o final de novembro
Foto: Ivo Gonçalves / Divulgação/PMPA
Os adeptos do sistema BikePoa terão sete novas estações para alugar bicicletas em Porto Alegre a partir de sábado, 31 de agosto, informou o jornal Zero Hora. Com isso, serão 35 estações e 350 bikes disponíveis, distribuídas em locais de maior circulação na cidade. Entre os novos pontos, dois deles se encontram no Parcão, no bairro Moinhos de Vento, um dos principais centros de lazer da capital gaúcha.
Os outros estarão situados na Cabral com a São Manoel, na Praça da Encol, na Rômulo Telles Pessoa (próximo à praça André Forster), na Botafogo com a Getúlio Vargas e na Chuí com a Icaraí.
O sistema público de locação se tornou um sucesso na cidade desde a sua inauguração, em setembro de 2012. Segundo o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, o alto número de demanda pelo transporte, desde a inauguração do sistema de aluguel, superou as expectativas da prefeitura. A instalação dos novos pontos deverá melhorar a relação oferta-procura em breve.
Porto-alegrense tem aderido mais ao transporte alternativo, afirmou o diretor-presidente da EPTC
"As sete estações que estão sendo colocadas preenchem a demanda que acompanhamos pelo mapa de utilização das bikes, principalmente, nas regiões Norte e Leste, que recebem uma grande movimentação de usuários", destacou Cappellari.
A cultura do uso da bicicleta movimentou 54 mil cadastros no site. Conforme o diretor-presidente da EPTC, o número de acidentes envolvendo ciclistas diminuiu 40% nos primeiros sete meses deste ano em relação a 2012. O motivo, segundo ele, deve-se a mudança de rotina do porto-alegrense em relação ao transporte alternativo.
"A bicicleta deixou de ser um equipamento de casa para ficar exposta em via pública", ressaltou o diretor-presidente da EPTC.
Como funciona?
Para utilizar o sistema de bicicletas públicas de aluguel, o usuário deve informar o número do cartão de crédito.
> O passe do BikePoa pode ser habilitado via celular convencional, pelo telefone (51) 4063-7711, por aplicativos de smartphone ou pelo site www.movesamba.com/bikepoa
> Assim que é feito o cadastro, o usuário poderá retirar as bicicletas com as mesmas ferramentas.
> O valor do passe mensal é R$ 10, e do diário, R$ 5.
> Pode-se utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h.
> As viagens devem ser realizadas em até uma hora. Após esse tempo, há um intervalo de 15 minutos para possibilitar outras viagens.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!