Para Ban, esta data é importante para celebrar os valores e as identidades distintas dos povos indígenas de todo o mundo
Foto: Agência Brasil
O Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado neste sábado, 9 de agosto, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que o mundo está numa "altura crítica para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio".
Ban citou ainda a formulação da nova agenda internacional para o desenvolvimento sustentável e de um acordo legal sobre o clima, o que deve ocorrer em 2015.
Para Ban, os povos indígenas têm interesse central nessas metas e "podem atuar como poderosos agentes do progresso". Mas o chefe da ONU diz que para eles contribuírem com o futuro do planeta, é preciso que seus direitos sejam garantidos.
Em uma nota sobre o dia internacional, Ban Ki-moon lembra que a Declaração da ONU para os Direitos dos Povos Indígenas estabelece padrões mínimos de sobrevivência, dignidade e bem estar deles.
Injustiças
O secretário-geral nota que apesar do acordo, ainda existem grandes lacunas em relação aos direitos dos povos indígenas. Ban cita "injustiças históricas" que levaram à exclusão e à pobreza desses povos e pede que seus interesses sejam incluídos na nova agenda global de desenvolvimento.
Para Ban, esta data é importante para celebrar os valores e as identidades distintas dos povos indígenas de todo o mundo e para apoiar suas aspirações.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!