Todas as atividades (cursos, palestras, ações) são gratuitas
Foto: Rafael Neddermeyer
A terceira edição do Prêmio Cámara Española de Sustentabilidade teve seus vencedores conhecidos no dia 11 de novembro, em evento que reuniu empresários e convidados no Consulado Geral da Espanha, em São Paulo.
Os prêmios foram divididos em três categorias: Sustentabilidade Ambiental e Social; Sustentabilidade Aplicada ao Negócio da Empresa; e Sustentabilidade em Práticas Trabalhistas.
O projeto vencedor na categoria Sustentabilidade Ambiental e Social foi a “Plataforma Educativa” da Repsol Sinopec (empresa do setor energético), uma iniciativa com foco no desenvolvimento comunitário e educativo, que visa levar conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento profissional às comunidades costeiras nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A meta da iniciativa é impactar positivamente a vida dos pescadores por meio de capacitações que abram novas possibilidades de geração de renda. "A Repsol Sinopec entende que o pescador é um importante parceiro da empresa. Este público está presente nos litorais dos estados onde a empresa atua, tem interface direta com suas operações e papel estratégico em seu negócio, sobretudo em questões relacionadas à segurança e meio ambiente", explica a companhia no livro Memória de Sustentabilidade de 2014, que reúne todas as práticas socioambientais, culturais e educacionais desenvolvidas pelas empresas associadas à Cámara.
Os investimentos da empresa no projeto, em 2013, foram de R$ 777.912,35, com 296 pessoas atendidas. Todas as atividades (cursos, palestras, ações) são gratuitas, acompanhadas por material didático e ministradas em uma unidade móvel de 12 metros de comprimento, com capacidade para 25 alunos por turma e equipada por computadores, kit multimídia e rádio alimentado por energia solar.
A plataforma educativa é coordenada em parceria com o Instituto Atlantis de Preservação Ambiental e tem o apoio de uma rede de parceiros - Marinha do Brasil, a fabricante de motores Yanmar, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e o Sesi RJ, além de prefeituras e secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e Turismo das cidades por onde passa.
- Para conhecer a Memória de Sustentabilidade 2014 (na íntegra), clique aqui.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!