icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Primeiro museu oceanográfico do Norte e Nordeste reúne 33.300 amostras de espécies marinhas

Inaugurado dia 23 de outubro, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o museu reúne espécies como plânctons, moluscos, esponjas, estrelas do mar e ouriços coletados e armazenados ao longo de 60 anos. O projeto também é classificado como a terceira coleção mais importante de crustáceos da América Latina.

foto autor

24/10/2012 às 17:05 • Atualizada em 29/08/2022 às 5:09 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

museu02.jpg
O projeto também é classificado como a terceira coleção mais importante de crustáceos da América Latina.
Foto: Moema França

Ao todo 33.300 amostras de espécies marinhas compõem o Museu de Oceanografia Professor Petrônio Alves Coelho - o primeiro do Norte e Nordeste, localizado em Recife. O projeto, que também é classificado como a terceira coleção mais importante de crustáceos da América Latina, foi idealizado pela pesquisadora Sigrid Leitão, atual coordenadora do espaço.

Inaugurado dia 23 de outubro, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o museu reúne espécies como plânctons, moluscos, esponjas, estrelas do mar e ouriços coletados e armazenados ao longo de 60 anos. "A ideia do museu surgiu quando eu comecei a observar que tínhamos muito material de várias origens que estava armazenado de forma inadequada no departamente de oceanografia", explicou Sigrid.

O local, financiado pela Petrobras (investimento de, aproximadamente, um milhão e meio de reais), é visto pelo vice-reitor da instituição, Silvio Marques, como uma oportunidade de conhecimento para a sociedade. "Representa a aquisição de um equipamento de alto nível, com espécies que variam de 15 mil [unidades], por exemplo, na área dos crustáceos, 1.500 em peixes, três mil em moluscos, que não existem em outros museus", frisou.

O museu de Recife é o quarto do gênero no país, os outros são localizados em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. O espaço é aberto para visitação, porém, é necessário agendar a visita por meio do telefone (81) 2126-8225. Segundo a agência de notícias da universidade, embora aberto ao público, o foco do espaço são instituições de ensino de todos os níveis, do fundamental ao superior.

Assista ao vídeo sobre a inauguração do museu:

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade