O que é?No contexto atual de nosso planeta, em meio às ameaças das mudanças climáticas e do aquecimento global, a sustentabilidade dos produtos é de grande importância. É aí que entra a chamada Produção Mais Limpa (P+L), uma ação preventiva que refere-se a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos produtos e processos.
ObjetivosO principal objetivo da Produção Mais Limpa é aumentar a eficiência no uso de matérias-primas como água e energia, por meio da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados com benefícios ambientais e econômicos para os processos produtivos. Outros metas relacionadas a adoção desta prática que merecem destaque são:
- Aumentar a vantagem econômica e competitiva da empresa;
- Racionalizar o uso de insumos;
- Reduzir os desperdícios;
- Minimizar a geração de resíduos para diminuir os impactos ambientais;
- Aumentar a competitividade entre empresas, já que o mercado é cada vez mais exigente;
- Adequar os processos e produtos em conformidade com a legislação ambiental;
- Permitir a obtenção de indicadores de eficiência;
- Documentar e manter os resultados obtidos.
- Promover e manter a boa imagem da empresa, quando se divulga a ecoeficiência da produção e a qualidade dos produtos oferecidos.
Vantagens e benefíciosEntre as principais vantagens da Produção Mais Limpa estão a redução dos custo, aumento da eficiência e competitividade. Com a adoção da P+L, os produtores também ficam adequados aos padrões ambientais previstos na legislação, o que propicia a redução de infrações. Ao mesmo tempo, melhoram as condições de segurança e saúde do trabalhador, que deixa, por exemplo, de trabalhar com substâncias poluentes.Ao mesmo tempo, cria-se uma imagem positiva da empresa em relação aos fornecedores, consumidores e poder público, ampliam-se os mercados e se tem acesso viável às linhas de financiamento.Para a produção, os principais benefícios da Produção Mais Limpa são:
- Redução no consumo de matéria-prima, energia e água;
- Redução de resíduos e emissões;
- Reúso de resíduos de processo;
- Reciclagem de resíduos.
Já no que diz respeito aos produtos, os principais benefícios são:
- Redução de desperdícios (Ecodesign);
- Uso de material reciclável para novos produtos;
- Diminuição do custo final;
- Redução de riscos.
Ou seja, a Produção Mais Limpa busca aproveitar ao máximo as matérias-primas utilizadas durante o processo produtivo com o objetivo de evitar a geração de resíduos. Estimular a adoção desta prática é um compromisso de responsabilidade social, que cabe a cada um de nós, representantes da sociedade civil, empresariado e governos.O nosso planeta agradece!