O programa pretende fortalecer os conhecimentos, as capacidades e habilidades dos educadores para implementar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável em seus programas de ensino
Foto: Carta da Terra/Divulgação
“Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável.”
Princípio 14 – Carta da Terra
Enfrentar os desafios globais atuais requer novas formas de pensar e agir. A educação tem um potencial de contribuir de maneira significativa com processos de conscientização e transformação social, bem como fomentar as mudanças de paradigma necessárias para uma vida sustentável. Para isto é preciso fortalecer o papel da educação, e, por sua vez dos docentes, para a construção de comunidades mais fortes, saudáveis, justas, sustentáveis e pacíficas.
Ao pensar nisso, a cátedra Unesco de Educação para o Desenvolvimento Sustentável e a Carta da Terra criaram o Programa Internacional de Aperfeiçoamento Profissional (Piap), que será realizado através da internet de 1º de junho a 28 de novembro. O público-alvo são os profissionais ou acadêmicos da área de educação, tanto de nível pré-escolar, escolar, ensino médio ou superior e educação não formal, que buscam aperfeiçoamento de sua carreira e que tenham interesse por promover e praticar a sustentabilidade no seu entorno.
Composto por cinco cursos e três seminários (total de 140 horas), o programa pretende fortalecer os conhecimentos, as capacidades e habilidades dos educadores para implementar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável em seus programas de ensino e suas áreas de atuação, oferecendo um espaço de diálogo e atualização profissional sobre processos pedagógicos que respondam às novas orientações e necessidades de educação para a sustentabilidade.
Carta da Terra
A Carta da Terra será utilizada como fundamento orientador da visão de sustentabilidade, bem como instrumento para o diálogo sobre princípios e valores, reflexão crítica e orientação de ações responsáveis.
Entre as facilitadoras do programa estão Cristina Moreno, consultora de empresas com foco em Gestão estratégica para sustentabilidade; Mirian Vilela, diretora executiva da Secretaria Internacional da Carta da Terra e do Centro Carta da Terra para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Universidade para a Paz; e Rose Marie Inojosa, PHD pela USP, que organizou e dirigiu, por oito anos, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Umapaz), em São Paulo.
- Para mais informações e inscrição, clique aqui -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!