Ban Ki-moon cumprimenta estudantes do Vietnã
Foto: Evan Schneider/ONU
A ONU lembrou na sexta-feira, 29 de maio, os 20 anos do Programa Mundial de Ação para Jovens, durante evento na Assembleia Geral. O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou que 2015 representa uma oportunidade para a transformação. Segundo ele, significa um ano de ação global e de avanço em direção a um futuro mais sustentável e equitativo.
Ao se referir aos jovens, o chefe da ONU destacou que eles estão no comando destas mudanças e que as suas vozes e ações são essenciais. Segundo Ban, as pessoas mais jovens têm sido afetadas de forma desproporcional pela crise econômica e pela recessão.
O chefe da ONU declarou que o mundo tem hoje 73 milhões de jovens desempregados, mais de 14 milhões estão deslocados devido a conflitos ou desastres naturais e a cada dia, 3 mil jovens são infectados com HIV.
Política Nacional
Ban ressaltou que o Programa Mundial de Ação para Jovens tem como objetivo melhorar a situação desse grupo.
O embaixador de Portugal junto às Nações Unidas, Álvaro José de Mendonça e Moura, representou o presidente da Assembleia Geral, Sam Kutesa.
Ao ler o discurso de Kutesa, o embaixador de Portugal observou que, apesar dos avanços, muito ainda precisa ser feito para melhorar a situação dos jovens.
Álvaro José de Mendonça e Moura citou que 127 países já têm uma política nacional para os jovens, mas nas últimas duas décadas esse grupo continua sendo mais afetado por diversos desafios globais.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!