Como seria o céu de São Paulo sem as luzes da cidade
Você já ouviu falar em "poluição luminosa"? Apesar de pouco conhecido, o fenômeno interfere diretamente nas nossas vidas e também na de animais e plantas. Causada pelo excesso de luz proveniente de lâmpadas de vapor de sódio, a poluição tem como efeito mais evidente a perda de visibilidade do céu noturno, especialmente nas grandes cidades.
Pensando nisso, o fotógrafo Thierry Cohen recriou digitalmente cenários de grandes cidades ao redor do mundo caso todas as luzes fossem apagadas. O resultado são céus inimagináveis para muitos moradores dessas metrópoles. São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York e Paris são algumas das cidades que passaram pela "transformação".
Para chegar ao resultado final, Cohen viajou para locais afastados dos centros de poluição luminosa, porém, com as mesmas latitudes. Após fotografar o céu dessas regiões, ele montou digitalmente o cenário das cidades com o céu estrelado correspondente, observando critérios como o ângulo, horário e coordenadas.
Assim, o céu do Rio de Janeiro e de São Paulo, por exemplo, foi na verdade registrado no deserto do Atacama, no Chile, enquanto as estrelas de Nova York foram fotografadas no deserto de Black Rock, em Nevada, e as de Hong Kong são do Saara Ocidental.
Impactos da poluição luminosa
Batizado de Darkened Cities, o projeto reforça o debate em torno do assunto. Estudos apontam que a exposição excessiva à luminosidade durante a noite pode causar problemas à saúde humana, como estresse, insônia e até alguns tipos de câncer.
A poluição luminosa também desequilibra a fauna e flora locais, como aves e répteis diurnos, que caçam somente durante a noite, ou filhotes de tartarugas marinhas, que ficam desorientadas ao saírem dos ninhos. Pesquisas ainda mostram que algumas espécies de plantas não florescem se a duração da noite é mais curta do que o período normal, enquanto outras florescem prematuramente.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!