CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Projeto de estudantes quer confeccionar placas de sinalização e estimular trajeto de pedestres

foto autor

04/12/2013 às 11:50 • Atualizada em 30/08/2022 às 4:38 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

PROJETO PASSO A PASSO - Catarse from Luciano Braga on Vimeo.

"Acreditamos em caminhadas, não só como uma forma mais sustentável de deslocamento, mas também como uma grande oportunidade de perseguir um estilo de vida mais saudável". É dessa forma que estudantes do terceiro ano do ensino médio, de uma escola de Porto Alegre, resume o conceito do projeto Passo a Passo, que busca confeccionar 400 placas que indiquem a direção, a duração e a quantidade de calorias gastas em determinados trajetos a pé.

Os mentores dos alunos são os jovens da Shoot the Shit, organização da sociedade civil que costuma desenvolver iniciativas criativas para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

"Percebemos que na zona onde vivemos as pessoas têm tendência a utilizar carros para tudo, inclusive para pequenos trajetos, por exemplo, para ir até a padaria, academia ou ao mercado. Pensando nisso, decidimos incentivar a caminhada por meio da criação de uma sinalização para pedestres", justificam os estudantes.

placa2-ecod-1.jpg

"Quanta coisa legal a gente deixa de ver na nossa vida só porque foi de carro de um lugar a outro. Isso repetido diversas vezes durante uma vida, nos priva de curtir a cidade, sentir a brisa, ir com calma e conhecer novas pessoas", argumentam os jovens, que se inspiraram no projeto Walk Your City, uma plataforma de sinalização para pedestres financiada pelo site KickStarter.

Para viabilizar a ação, os estudantes buscam arrecadar R$ 2.000, até 14 de dezembro, no site de financiamento coletivo Catarse. Quem contribuir com o projeto ganhará brindes como camiseta, adesivo e placa personalizada. As placas sinalizarão os locais de maior procura e frequência entre os moradores da região, mais precisamente nos bairros Três Figueiras, Chácara das Pedras e Petrópolis.

"Mas caso a gente ultrapasse a meta, mais bairros serão sinalizados", adiantam os estudantes. "Contamos com você para transformar nossa cidade em um lugar mais humano e caminhável", completam.

- Saiba mais sobre o projeto -

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade