A organização educacional sem fins lucrativos Outward Bound Brasil, em parceria com a Escola Estadual da Vila Abertina, em Campos do Jordão (SP), pretende desenvolver uma expedição para estimular os jovens a conhecer mais o que está ao redor de sua cidade.
O objetivo é estreitar a relação dos estudantes com a natureza e colaborar com a construção de um futuro sustentável, "além de oferecer experiências desafiadoras que desenvolverão habilidades e atitudes tais como a de liderança, empatia, pró-atividade, cuidado com o outro e com a natureza".
Batizado de [Entorno], o projeto deve possuir três fases:
1. Pré-Expedição
Antes de qualquer coisa, a primeira tarefa dos envolvidos é divulgar a iniciativa para todos os alunos do colégio, abrir a seletiva e concluir as inscrições.
2. Expedição
A parte mais esperada pelos incentivadores e jovens será autossuficiente, segundo os responsáveis. A ideia é que o grupo passe por um intenso processo de descobertas.
Ao longo de seis dias, os estudantes carregam tudo que precisam em suas mochilas, andando e acampando cada noite em um lugar diferente. Eles vão receber instruções para que a cada dia ganhem mais autonomia em todas as atividades da expedição.
"Ao enfrentarem desafios como achar o caminho com o mapa e bússola, escolher um local para acampar, cozinhar e montar acampamento eles desenvolvem outras competências relacionadas ao trabalho em grupo, tais como gestão de recursos, tomada de decisão, gestão de riscos, planejamento, comunicação e liderança", explicam os educadores.
3. Compartilhamento
Após toda a ventura, a equipe vai compartilhar o que aprendeu com toda a comunidade escolar, por meio de apresentação, painéis, e até atividades na natureza conduzidas por eles com os seus colegas.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!