Cerca de 200 mil filhotes serão devolvidos à natureza
Foto: Divulgação
As pegadas das tartarugas da espécie Tracajá (Podocnemis unifilis), em formato de tampinhas de garrafas de vidro (chamadas de pinchas), deram origem ao Projeto Pé-de-pincha, que tem o objetivo preservar e conservar as populações de quelônios da Amazônia, além de realizar trabalhos sociais com as comunidades ribeirinhas.
A organização foi criada em 1999 por comunitários da cidade de Terra Santa no Pará e pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Recentemente, o grupo desenvolveu um cronograma de soltura das espécies de tartarugas nos dois maiores estados da região Norte: Amazonas e Pará. A expectativa dos coordenadores do projeto, os professores Paulo César Andrade e Aldeniza Lima, é que cerca de 1,3 mil famílias, em 118 comunidades, receberão noções de educação ambiental e passarão a cuidar da questão em suas localidades.
As comunidades locais recebem treinamentos de como proceder para preservar as espécies
O trabalho começou a partir do Médio Rio Amazonas, Madeira e Negro, nos municípios de Nhamundá, Barcelos, Itacoatiara, Parintins e Barreirinha (AM), Terra Santa, Juruti e Oriximiná (PA). Nos meses de fevereiro e março, os agentes passaram pelas comunidades de Marau, Barreirinha, Uaicupará, Borba, Careiro Castanho, Barcelos, Terra Santa, no estado do Pará. E, entre os dias 1º e 14 de abril, a atividade será executava em Parintins.
Em abril, as instruções serão ofertadas para os moradores da comunidade de Parintins
De acordo com o cronograma, aproximadamente 198.130 filhotes de quelônios serão devolvidos à natureza, sendo:
- 81173 filhotes de Tracajá;
- 101.643 filhotes de Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa);
- 8.445 filhotes de Iaçá ou Pitiu (P. sextuberculata);
- 6845 filhotes de Irapuca ou Calalumã (P.erytrocephala);
- Três filhotes de Cabeçudo (Peltocephalus dumerilianus).
E para os baixinhos... Pinchinha!
O projeto também possui o Pinchinha, destinado para às crianças. No portal da organização são disponibilizadas seis cartilhas, que explicam desde o que é a iniciativa, até como proteger e preservar o meio ambiente.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!