A iniciativa foi impplantada no Ceará
Foto: floresyplantas.net
O projeto São José viabilizou uma melhora significativa para uma das áreas mais áridas do Brasil, o Ceará. É que, um sistema de irrigação por gotejamento foi instalado no Vale do Forquilha, Quixeramobim, e permitiu que os agricultores locais mantivessem seus pomares e plantações verdes o ano inteiro.
"Nossa agricultura era de sequeiro. Se chovesse, a gente colhia. Do contrário, era perda total", lembrou o presidente da associação local de pequenos agricultores, Deusimar Cândido. A situação agora é outra, ele relata. "Plantamos frutas e verduras com a certeza de que vamos colher. Cada família consegue tirar pelo menos R$ 1,5 mil ao mês".
A iniciativa, que é uma parceria entre o Banco Mundial e o Governo do Ceará, teve início em 2001, quando aproximadamente 185,5 mil famílias em todo o Ceará já tiveram benefícios.
Em novembro de 2012, começou uma nova etapa da iniciativa, que vai até o fim de 2016. Nessa fase, água e saneamento serão levados a 60 mil famílias rurais. Elas também terão a chance de aprender técnicas agrícolas sustentáveis e ampliar o acesso aos mercados consumidores.
"A irrigação por gotejamento dá certo no semiárido porque com ela os agricultores podem diversificar a produção e melhorar a colheita sem gastar muita água", explicou a especialista em desenvolvimento rural no Banco Mundial, Fátima Amazonas.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!