icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Propostas inovadoras de empresas podem contribuir para alcance das ODM

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) indicou, por meio de um artigo publicado em 5 de junho, o Bussiness Call to Action (BCtA) como uma iniciativa que pode auxiliar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) por meio de negócios inclusivos.

foto autor

07/06/2013 às 8:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 1:40 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

business-ecod.jpg
O BCtA auxilia as empresas no desenvolvimento em ações mais sustentáveis
Foto: UN Photo/Paulo Filgueiras

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) indicou, por meio de um artigo publicado em 5 de junho, o Bussiness Call to Action (BCtA) como uma iniciativa que pode auxiliar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) por meio de negócios inclusivos. O BCtA atua na identificação das propostas inovadoras das empresas que possam contribuir com as metas dos ODM e ajuda a impulsionar estes empreendimentos.

Segundo o Pnud, as empresas que incorporam suas atividades ao BCtA passam a fazer parte de uma rede global de conhecimentos e consultorias sobre as práticas de referência em negócios inclusivos e sustentáveis. A instituição, que proporciona suporte às empresas desde o desenvolvimento da iniciativa até a divulgação dos resultados, conta atualmente com uma rede de 63 empresas pelo mundo – o objetivo é chegar a 150 até 2015.

As empresas Natura, Sorridents, Grupo Orsa e Itaú/Unibanco já estão inseridas no cenário de investimentos em ações sustentáveis

O atual processo de desenvolvimento do Brasil propicia ao setor privado novas oportunidades de investimentos em ações responsáveis, visando a inclusão das camadas populares em suas cadeias produtivas, aponta a agência da ONU. Inseridas neste cenário, quatro empresas nacionais já fazem parte do projeto: Natura, Sorridents, Grupo Orsa e Itaú/Unibanco.

Negócios

Como parte de seu compromisso com o BCtA, a Natura instalará, ao longo dos próximos três anos, um programa especializado de treinamentos para suas quase 75 mil consultoras no México, com foco na melhora de habilidades para negócios e do autodesenvolvimento, além do empoderamento das mulheres mexicanas. Já a franquia de clínicas odontológicas Sorridents irá levar atendimentos odontológicos de alta qualidade a cerca de um milhão de pessoas em áreas de baixa renda do Brasil.

O consultor do Pnud e representante do BCtA no Brasil, Gustavo Pimentel, lembrou que o projeto busca formar negócios inclusivos, quando é desenvolvido um produto ou serviço que tenha um impacto no desenvolvimento, principalmente para as populações de baixa renda e vulneráveis ou que inclua essas populações na cadeia de valor. Segundo Pimentel, quando a inclusão é transferida da atuação filantrópica das empresas e inserida dentro do negócio delas, essas iniciativas ganham um volume de investimentos muito superior.

Pimentel comentou que, até 2020, as organizações que têm compromisso com a instituição estão comprometidas a incluir 57 milhões de pessoas ao acesso a serviços financeiros; melhorar as condições de saúde de 50 milhões de pessoas; prover acesso a energia de qualidade para 90 milhões e acesso a água para um milhão de pessoas. O projeto também vai dar apoio ao empoderamento das mulheres, cerca de um milhão de mulheres serão beneficiadas por compromissos relacionados ao BCtA.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade