A prótese foi impressa com a utilização de um material conhecido como PLA
Fotos: Roberto Fecchio / Arquivo Pessoal
O bico é uma parte essencial para os tucanos, que precisam dele para se alimentar. Ocorre que acidentes acontecem. Recentemente, Mas um animal da espécie perdeu metade do bico ao se chocar com a janela de um edifício. A solução? Uma prótese criada com a ajuda de uma impressora 3D.
A primeira cirurgia do gênero acaba de ser realizada em Jundiaí, no interior de São Paulo. A prótese foi impressa em Santos e a cirurgia de implantação durou cerca de uma hora e contou com a participação de seis pesquisadores, segundo informações do portal G1.
A prótese foi impressa com a utilização de um material conhecido como PLA e todo o processo foi planejado em pouco mais de duas semanas - inclusive com a ajuda de um designer na reconstrução. A técnica é conhecida como fotogrametria e já é bastante utilizada por arqueólogos para reconstruir crânios, cenas de crimes e até mesmo construções.
"Esse tucano não conseguia comer, então, se não fizéssemos a operação ele literalmente morreria de fome. Tínhamos que pensar em algo que o ajudasse", explica o médico veterinário Roberto Fecchio, especialista em tratamento odontológico de animais selvagens. Segundo ele, o tucano voltou a comer logo após a cirurgia, o que demonstra que a operação foi um sucesso.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!