icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Que tal trocar de casa com alguém durante as férias?

Você conseguiria deixar sua casa nas mãos de um estranho enquanto passa férias na casa dele? Pois tem muita gente aderindo a essa prática, já conhecida como Housing Swaps ou Troca de Casas. Essas pessoas descobriram no intercâmbio de residências uma boa opção para gastar menos, vivenciar mais o contato com a outra cultura e de quebra, dar uma mãozinha para o planeta.

foto autor

13/06/2012 às 15:00 • Atualizada em 29/08/2022 às 8:20 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

troca-casa.jpg
Troca de chaves nas férias pode ser uma voa opção/Foto:
Bill and Mavis

Você conseguiria deixar sua casa nas mãos de um estranho enquanto passa férias na casa dele? Pois tem muita gente aderiu a essa prática, já conhecida como Housing Swaps ou Troca de Casas. Essas pessoas descobriram no intercâmbio de residências uma boa opção para gastar menos, ter mais contato com a outra cultura, e de quebra dar uma mãozinha para o planeta.

Durante a temporada, você irá literalmente trocar de casa com alguém. É importante conversar bastante e deixar claros os termos da troca (informe todos os detalhes: se o seu cachorro vai precisar de passeios, se o seu carro precisar ser ligado de vez em quando ou se existe algum local da casa que não deve ser usado).

As vantagens do programa são muitas. A começar pelo fato de você ter a disposição uma casa acolhedora, ao invés de um simples quarto de hotel. Ali você poderá lavar e secar suas roupas, preparar suas refeições em uma cozinha de verdade, ter a segurança de que não terá pessoas estranhas entrando em seu quarto, além de todos os confortos que só são possíveis dentro de um lar.

A segunda vantagem é a economia. Trocando de casa você deixará de ter despesas como hospedagem, aluguel de carro e alimentação (você pode preparar seu próprio jantar, ao invés de ir a restaurantes). Com isso, sobrará mais dinheiro para passeios, excursões e o que mais aparecer.

Ao confiar sua casa a outra pessoa, você também terá a tranquilidade de saber que ela está sendo cuidada enquanto você está fora. Suas plantas serão regadas, seus bichinhos de estimação serão alimentados e os ladrões saberão que tem gente ali. A regra principal do programa é: deixe a casa hospedeira exatamente da forma como você a encontrou.

troca-casa-filme.jpg
No filme O amor não tira férias, os personagens trocam de casas durante a trama/Foto: Divulgação

Você também pode aproveitar a estadia para entrar em contato direto com aquela cultura, sua forma de vida e até fazer amizade com vizinhos. Ao comprar pão na padaria do bairro, você pode descobrir lugares que não estão nos guias turísticos, como lojas locais e pequenos restaurantes de comidas típicas.

Para completar, ao abrir mão do hotel, você também estará dando uma forcinha para o meio ambiente. Hotéis consomem toneladas de energia e são destaque quando o assunto é produção de lixo e desperdício.

Ficou interessado e quer saber mais sobre esse tipo de turismo? Então é bom começar com organizações que fazem essa ligação entre participantes. Qualquer um pode se cadastrar nos sites e informar seus interesses e disponibilidades. Depois de encontrar um hóspede/hospedeiro em potencial, vocês deverão entrar em contato e começar as conversas.

Importante: essas trocas não são pagas! O máximo que pode acontecer é você se inscrever em alguma dessas organizações que cobram valores pela filiação.

Confira algumas organizações que fazem esse intercâmbio:

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade