icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Quinze razões para tornar a caminhada uma prática diária

Caminhar apenas 40 minutos por dia pode tornar a vida mais saudável. Além de melhorar o condicionamento físico, a caminhada auxilia a saúde do corpo e da mente. O EcoD listou quinze razões para tais atividades fazerem parte do seu cotidiano.

foto autor

31/05/2012 às 19:00 • Atualizada em 14/09/2022 às 10:36 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

untitled-2.jpg
Foto: mikebaird

Há atividade física mais fácil de praticar do que a caminhada? O exercício não exige habilidade e nem gastos abusivos, tem a possibilidade de ser praticado a qualquer hora do dia, não tem restrição, e ainda pode ser feito em casa, com o uso de uma esteira.

Além de melhorar o condicionamento físico, a caminhada auxilia a saúde do corpo e da mente. O EcoD listou quinze razões para as atividades fazerem parte do seu dia-a-dia.

1. Previne a diabetes

A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

2. Auxilia no combate ao câncer de mama

As mulheres que caminham diariamente, após o diagnóstico do câncer de mama, têm 45% de chances de recuperação, em relação as que estão inativas, segundo um estudo publicado no Journal of Clinical Oncology. Os pesquisadores também descobriram que, as mulheres que faziam a atividade física antes do diagnóstico, aumentam em mais 30% as chances de cura.

3. Reduz o risco de derrame

Caminhar rapidamente por apenas 30 minutos, cinco dias por semana pode reduzir significativamente o risco de sofrer um acidente vascular cerebral, de acordo com pesquisadores da Universidade de South Carolina. O estudo foi realizado com 46.000 homens e 15.000 mulheres, durante 18 anos.

walking
Foto: o5com

4. Aumenta o apetite sexual

Sexo e exercício físico andam de mãos dadas. Um estudo, realizado com mulheres entre 45 e 55 anos, apontou que, aquelas que praticavam atividades, incluindo a caminhada, têm maior desejo e satisfação sexual.

5. Deixa o pulmão mais eficiente

O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. As trocas gasosas que acontecem nesse órgão passam a ser mais avançadas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

6. Dispensa uso de remédios

Com base nos dados da pesquisa Walkers Nacionais de Saúde, incluindo mais de 32.000 mulheres e 8.000 homens, os estudiosos descobriram que aqueles que faziam longas caminhadas durante a semana eram mais propensos a usar menos medicação. Isso não deve impedir as caminhadas curtas, porém essas devem ser feitas com mais frequência

bem estar
Foto: mikebaird

7. Deixa o cérebro mais saudável

Um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que o efeito antienvelhecimento do exercício não atinge só o corpo. O benefício pode ser percebido também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção.

8. Aumenta a sensação de bem-estar

Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido.

Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre e também, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários.

9. Afasta a depressão

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.

andar
Foto: h.koppdelaney

10. Combate a osteoporose

O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

11. Melhora a circulação

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

12. Diminui a sonolência

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

caminhada
Foto: o5com

13. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece

Esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular. A conclusão foi de que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários. Isso ocorre porque quem faz um treinamento intensivo de resistência, como é o caso da caminhada, tem um metabolismo mais acelerado.

14. Controla a vontade de comer

Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter o vício pelo chocolate. Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100 gramas por dia de chocolate. Os chocólatras tiveram que renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária. Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima.

15. Protege contra derrames e infartos

Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.

Com informações dos portais Minha Vida e MMN.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade