O primeiro modelo do SolarKiosk foi instalado na Etiópia.
Fotos: Divulgação
Já imaginou viver sem os modernos confortos propiciados pela eletricidade? Geladeira e televisão, nem pensar. Luz, só se for à base de querosene. Pois essa é a realidade de, pelo menos, 1,5 bilhão de pessoas no mundo, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas). Uma nova invenção, entretanto, promete ajudar a mudar esse quadro.
O SolarKiosK é um quiosque com energia solar, criado pela empresa alemã SolarKiosk GmbH. Na terceira semana de julho, um exemplar entrou em funcionamento em um vilarejo remoto, a 200 km ao Sul da capital da Etiópia, um dos países mais pobres do mundo.
O quiosque é similar a um posto comercial convencional, que vende alimentos, bebidas, medicamentos e cartões para celular. O grande diferencial do SolarKiosK, contudo, é oferecer energia limpa produzida pelos painéis fotovoltaicos instalados no teto.
A eletricidade gerada abastece uma geladeira, que funciona como frigorífico comunitário, e ainda serve para recarregar aparelhos celulares ou computadores. Se o local estiver bastante ensolarado, dá ainda para ter carga para TV, internet e música. Tudo de graça.
Outro diferencial do quiosque é que ele fornece trabalho para pessoas da comunidade. Elas que são treinadas para gerir o negócio de modo sustentável. O objetivo dos criadores é expandir o projeto para as regiões mais remotas do continente africano, onde 800 milhões de pessoas não têm acesso à energia.
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2012 como o Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para a importância de se aumentar o acesso à energia renovável em todas as partes do mundo.
De acordo com especialistas, a falta de acesso à energia limpa e barata impede o desenvolvimento socioeconômico e humano de comunidades inteiras.
O acesso à energia sustentável é também uma das ferramentas para que o mundo alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!