A economia deve crescer 4,8% em 2013 e 5,3% no ano seguinte
Foto: Stuart Price/UN
A África deve aproveitar seus recursos agrícolas, minerais e energéticos para impulsionar seu crescimento econômico, afirma o relatório Perspectivas Econômicas na África 2013. Segundo o documento, os países do continente devem tirar o máximo proveito de seus recursos naturais para acelerar o ritmo de crescimento e assegurar que o processo beneficie a população.
O relatório, divulgado na última semana de maio, também ressalta a importância de políticas sociais inclusivas, que buscam reduzir a desigualdade no continente.
"Este é o momento de acelerar o ritmo de transformação econômica, de modo que as economias africanas se tornem mais competitivas e criem mais postos de trabalho qualificados", disseram os autores do relatório, acrescentando que "o aumento das fontes de atividade econômica é fundamental para responder a este desafio".
De acordo com o documento, as perspectivas econômicas do continente para 2013 e 2014 são promissoras. A economia deve crescer 4,8% em 2013 e 5,3% no ano seguinte. No entanto, ele ressalta que o crescimento econômico por si só não será suficiente para reduzir a pobreza, combater o desemprego persistente, as desigualdades de renda e a deterioração da saúde e educação.
"O crescimento não é suficiente", declarou Mario Pezzini, diretor da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). "Os países africanos devem fornecer as condições adequadas para transformar os recursos naturais em postos de trabalho, otimizar suas receitas de recursos por meio de taxas inteligentes e ajudar os investidores e moradores a tirar o máximo proveito dessas mudanças."
O documento é produzido anualmente pelo Banco Africano de Desenvolvimento, o Centro de Desenvolvimento da OCDE, a Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (Uneca) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!