Desde abril, os supermercados da rede Walmart de São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal passaram a recolher, em suas farmácias, medicamentos vencidos e caixas de remédios.
Inicialmente, apenas nove farmácias da rede serão postos de coleta. Com capacidade para armazenar até 40 kg de remédios por mês, o material é levado por transportadoras especializadas no descarte deste tipo de resíduo, considerado perigoso.
A máquina coletora registra o código de barras dos medicamentos, permitindo que remédios controlados também possam ser descartados, além de registrar quais medicamentos foram recolhidos. Nas estações, há espaços separados para todos os tipos de remédios: comprimidos, líquidos, pomadas e o compartimento para o descarte das caixas.
O destino final deste material é ou o Aterro Industrial Classe 1, especializado nesse tipo de resíduo ou a incineração.
Segundo dados da BHS (Brasil Health Service), cerca de 90% da população descarta medicamentos vencidos no vaso sanitário ou no lixo, o que gera contaminação da água e do solo. A ANVISA estima que, por ano, a população produza em torno de cinco mil a 34 mil toneladas de resíduos em forma de remédios.
As farmácias da rede até o momento estão aptas a receber medicamentos vencidos são: Walmart Shopping Dom Pedro (Campinas-SP), Walmart São José do Rio Preto (São José do Rio Preto-SP), Walmart Morumbi (São Paulo-SP), Walmart São José dos Campos (São José dos Campos-SP), Walmart Sorocaba (Sorocaba-SP), Walmart Brasília (Brasília-DF), BIG Sertório (Porto Alegre-RS), BIG Zona Sul ( Porto Alegre- RS) e Hiper Bom Preço Boa Viagem (Recife-PE).
Produzido por eCycle
A eCycle é uma marca que tem origem no interesse pelas relações de consumo desenvolvidas entre indivíduos e empresas, sejam fabricantes de produtos ou prestadoras de serviços, e seus efeitos sobre a sociedade e o meio ambiente.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!