As recomendações foram feitas na ECO 92/Foto: Ricardo Saffi Marques
Países que seguiram as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) para reformar o setor de abastecimento e tratamento de água obtiveram progresso na área. A informação é resultado de uma pesquisa realizada para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). As sugestões foram feitas durante a ECO 92, no Rio de Janeiro.
O estudo, que foi desenvolvido em mais de 130 governos, estudou a administração e uso da água, um mecanismo internacional conhecido como Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos. Aproximadamente 90% dos países analisados registraram impactos positivos após as reformas nacionais no setor.
Na Estônia, por exemplo, o gorveno introduziu tarifas sobre o serviço de água e impostos em casos de poluição. A decisão fez os níveis de contaminação no Mar Báltico diminuir, logo o fornecimento de água aumentou.
Porém, segundo a pesquisa, ainda há melhorias a fazer nas áreas de irrigação, captação da água da chuva e investimentos em ecossistemas de água. É o caso da Costa Rica, onde 50% das receitas geradas pelas taxas de água estão sendo reinvestidos no gerenciamento de recursos hídricos.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!