"O tempo está chegando ao fim", alertou Ban Ki-moon/Foto: Eskinder Debebe/UN
As delegações de vários países estão reunidas em Nova York desde a terça-feira, 29 de maio, para a última rodada de reuniões informais antes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O encontro, que vai até sábado, 2 de junho, pretende finalizar o esboço do documento que vai conter as deliberações finais da cúpula que será realizada no Rio de Janeiro, nos dias 13 a 22 de junho.
De acordo com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que abriu o encontro em Nova York, "o tempo está chegando ao fim", e que embora muito esteja ainda por fazer, "as consequências são muitas para as pessoas e o planeta, para a paz e a prosperidade."
O grupo terá mais um encontro, já no Rio de Janeiro, de 13 a 15 de junho, onde será realizada a terceira reunião do comitê preparatório. A cúpula de alto nível, que contará com a presença dos chefes de Estado e governo está marcada para os dias 20 a 22 do mesmo mês.
O documento final da Rio+20 já tem sido delineado nas reuniões preparatórias. O esboço foi recentemente resumido e simplificado pelos copresidentes do processo de deliberação: o embaixador John Ashe, de Antígua e Barbuda, e o embaixador Kim Sook, da Coreia do Sul. "É importante que ele seja conciso e que alcance as expectativas dos chefes de Estado", destacou Ban Ki-moon.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!