Ex-ministro antecipou anúncio da presidente/Foto: Marcelo Casal Jr./ABr
O Rio de Janeiro será a sede de um novo centro de pesquisa sobre Economia Verde das Nações Unidas, segundo adiantou o ex-ministro e atual secretário fluminense de Meio Ambiente, Carlos Minc. De acordo com ele, já há consenso na ONU para a criação do órgão. O espaço contará com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, além de ser vinculado ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
O anúncio oficial quanto a criação do centro deverá ser feito no dia 5 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nessa data, a presidente Dilma Rousseff divulga um pacote de medidas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, conforme adiantou o secretário após o lançamento do Rio/Clima, evento paralelo à Rio+20 que vai discutir as mudanças climáticas.
Entre estas figuram a criação de novas áreas de preservação ambiental (APPs), a adoção de critérios de sustentabilidade para compras e construções do governo federal e o estabelecimento de metas de redução das emissões de gases de efeito estufa - a meta geral é a queda de 36,1% a 38,9% até 2020 em relação aos níveis inicialmente projetados para aquele ano.
Na última semana, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, já havia sinalizado a criação, pelo Brasil, de uma instituição focada "nos três pilares do desenvolvimento sustentável" (ambiental, econômico e social) e que colocaria o país na vanguarda sobre o tema.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!