icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Riquixás elétricos podem ser solução para reduzir a poluição em países asiáticos

Vários governos, incluindo o de Nova Deli, na Índia, passaram a utilizar GNV para reduzir as emissões dos tradicionais riquixás. Mas a empresa japonesa Terra Motors espera mudar esse cenário com o lançamento de um modelo elétrico que custará 6.300 dólares.

foto autor

03/04/2013 às 16:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 9:08 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

terra-motors-electric-auto-rickshaw-1.jpg
O riquixá elétrico possui cerca de 10 metros de comprimento e 4,5 de largura e tem espaço para cinco passageiros
Fotos: Divulgação

Nos países do Sudoeste Asiático, como a Índia, é muito comum ver nas ruas os famosos "riquixás", ou também chamados de "tuk-tuks", que são veículos parecidos com bicicletas, mas com motor, que puxam um carrinho de dois lugares. Apesar de ser um meio de transporte barato, eles são considerados grandes poluidores.

Para solucionar o problema, governos como o de Nova Deli, na Índia, estão investindo em combustíveis alternativos e menos poluentes como o GNV e até higrogênio, como já mostramos aqui no EcoD. Mas a empresa japonesa Terra Motors espera mudar esse cenário com o lançamento de um modelo elétrico.

A empresa afirmou que vai fabricar os veículos elétricos nas Filipinas e está planejando introduzir cerca de 100 mil veículos no país até 2016. O riquixá elétrico possui cerca de 10 metros de comprimento e 4,5 de largura e tem espaço para cinco passageiros.

ev-tricycle-taxi-1.jpg

Para se locomover o veículo vai precisar de uma carga de duas horas, o suficiente para a bateria de iões de lítio alcançar 50 km a uma velocidade máxima de 50 km/h.

Segundo o site Gizmag, a empresa pretende vender seu táxi triciclo EV a partir do final deste ano por cerca de US$ 6.300 dólares.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade