A tecnologia desconstrói paredes por meio de um jato de água de alta pressão
Fotos: divulgação
Quando o assunto é demolição a primeira imagem que vem a cabeça são toneladas de escombros e muita poeira. Pensando em mudar esse cenário, o estudante sueco Omer Haciomeroglu, do Instituto de Design Umea, projetou um robô que faz todo o trabalho de demolição, como se fosse uma borracha, de forma energeticamente eficiente e sem sujeira.
Chamado de ERO, o projeto ganhou o prêmio Internacional Design Excellence Awarr (Idea) 2013. Além de desmontar estruturas sem deixar poeira e entulho, a tecnologia recicla todo material para utilizar na construção de novos edifícios.
Uma vez que o ERO começa a trabalhar, ele literalmente apaga a construção. A tecnologia desconstrói paredes por meio de um jato de água de alta pressão, sugando e separando a mistura. Em seguida, envia o material para a unidade de embalagem a vácuo, onde são rotulados e enviados para reutilizar em uma outra construção. Já a água utilizada no processo é reciclada e retorna para o sistema.
O robô não deixa passar nada, até vergalhões são cortados e limpos para serem reutilizados.
Segundo o Idea, o projeto foi merecedor do prêmio “por ser uma excelente solução para a complexidade das técnicas de demolição de hoje, que consomem muita energia para criar um monte de lixo. O ERO simplesmente transforma esse lixo em um ativo”, afirmou.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!