Para criar a peça ela cortou os sacos plásticos em tiras longas e, em seguida, enrolou-ou em formatos de rosetas/ Fotos: Divulgação
Para os compradores eco-friendly a visão de sacos plásticos nos supermercados não é muito agradável. A designer norte-americana Allison Patrick também pensava assim até descobri uma forma criativa de reutilizá-los. Atualmente ela aceita todas as sacolinhas dos supermercados, mas já pensando em um novo destino. O material em vez de ir parar nas ruas e aterros é transformado em lindas luminárias.
Patrick se formou em arquitetura e resolveu montar uma empresa de design chamada Zipper8Design. No início do negócio ela aprendeu sobre o design de produtos e logo colocou sua concepção estética pessoal com princípios da reciclagem em cada artigo confeccionado. “Eu amo usar materiais domésticos não convencionais para criar peças de design novas e surpreendentes”, contou a designer em seu blog.
A partir dessa constatação nasceu o blog dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Redecorar, e junto a ele surgiu o projeto 30x30x3, missão estabelecida por Patrick para a criação de 30 projetos em 30 semanas, com base nos 3 R’s.
"Pessoalmente este é o meu tipo favorito de projeto, que nos recorda tudo o que você pode criar com um design realmente lindo, sem precisar gastar dinheiro em materiais extravagantes. Basta comprar um litro de leite", explicou.
Dos projetos já realizados ela utilizou materiais como, canudos, jornais, filtros de papel, rolhas, listas telefônicas, tampinhas, ente outros. Atualmente as sacolas plásticas é a matéria-prima de suas singulares luminárias.
Para criar a peça ela utilizou a técnica de roseta, cujo princípio é cortar os sacos plásticos em tiras longas e, em seguida, enrolá-los em formatos de rosetas.
Segundo a designer, este projeto abriu possibilidades para novos experimentos. Ela acredita que pode brincar não apenas com a textura, mas também com esquemas de cores diferentes. “O mercado está repleto de várias formas de sacos, com uma grande variedade de cores e texturas, que podem todos ser aproveitados”, afirmou Patrick.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!