69.165 embalagens plásticas foram corretamente destinadas para cooperativas de reciclagem
Foto: Divulgação
Promover a conscientização sobre a importância da separação de resíduos para a reciclagem, preservação do meio ambiente e geração de renda aos catadores. Este foi o principal objetivo da ação Reciclagem Premiada, realizada no último fim de semana em Salvador, na Bahia.
A cada 15 embalagens plásticas entregues (válido apenas para garrafas, frascos ou potes de plástico rígido de qualquer tamanho), a pessoa recebia uma garrafa de Guaraná Antarctica de 2 litros, com limite de 10 garrafas por CPF. Mais de 69 mil embalagens foram arrecadadas só nos dois primeiros dias da ação. A iniciativa foi uma parceira entre Ambev, Braskem e Secretaria Cidade Sustentável para celebrar o Dia Internacional da Reciclagem (17).
Como resultado da ação, um Ponto de Entrega Voluntário (PEV) será instalado no Parque da Cidade, no segundo semestre de 2014. No espaço a população poderá descartar seus resíduos recicláveis que serão coletados e processados por uma cooperativa apoiada e, posteriormente, por recicladores. Para conquistar o equipamento, os cidadãos soteropolitanos precisavam arrecadar 15 mil embalagens - meta alcançada logo no primeiro dia da campanha.
"O resultado da ação ‘Reciclagem Premiada’ é uma clara demonstração de que a população de Salvador pode ser motivada para atividades de sustentabilidade onde os benefícios são coletivos. O Parque da Cidade, que será requalificado, passará a contar com um maravilhoso equipamento, o PEV, onde todos poderão dar continuidade a esta ação de separação de resíduos para a coleta seletiva, contribuindo ainda mais com a beleza de Salvador", afirmou André Fraga, titular da Secretaria Cidade Sustentável.
Para Emmanuel Lacerda, gerente de relações institucionais da Braskem Bahia, iniciativas como essa contribuem para despertar e fortalecer a importância da reciclagem e do reaproveitamento do plástico.
Importância da reciclagem
“Incentivar ações socioeducativas e ambientais é uma premissa constante da Braskem. Por isso participamos dessa ação no Dia Internacional da Reciclagem, através do nosso programa ser+ realizador que já apoia 100 cooperados em Salvador e Camaçari. A Ambev está vindo para reforçar o nosso time que já conta com outras instituições como Sebrae e Bunge”, esclarece Lacerda.
"Estamos muitos felizes com o resultado obtido nesses três dias de ação. A preservação do meio ambiente é um dos principais compromissos da Ambev. Essa não é uma iniciativa pontual, ela deixará um legado para a cidade por meio da construção do PEV. Estamos chamando a atenção para a importância da reciclagem e acreditamos que as pessoas continuarão separando seus resíduos e levando até o PEV que será instalado", comenta Simone Veltri, gerente de relações socioambientais da Ambev.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!