O secretário-geral da ONU destacou o papel crítico desempenhado pelos oceanos para a saúde do planeta, a vida e a economia global
Foto: astique
A poluição, exploração, mudança climática e acidificação ameaçam a vida marinha, lembrou o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Ele pediu aos líderes mundiais que realizem ações mais fortes para proteger os mares do planeta durante conferência Altos Mares, Nosso Futuro!, realizada em Paris, no dia 11 de abril.
A mensagem do secretário-geral destacou o papel crítico desempenhado pelos oceanos para a saúde do planeta, a vida e a economia global. "Tanto pela situação de sobrepesca que existe em todos os mares, quanto pela situação de poluição que os oceanos recebem das áreas continentais e quanto pelos impactos das áreas das mudanças climáticas", afirmou Ki-moon à Radio ONU.
Ele destacou que "seja pelo aquecimento das águas superficiais, que estão destruindo os recifes de corais, seja pela maior incorporação de gás carbônico nas águas e que está aumentando a acidez dos oceanos. Isso também está destruindo a vida nos oceanos. São fatores que preocupam ainda mais, além da elevação do nível do mar nas áreas costeiras".
O secretário-geral citou o trabalho da Expedição Tara, que já viajou 70 mil milhas por todos os oceanos para investigar os efeitos do aquecimento global na biodiversidade e vida marinha, e ressaltou que o trabalho conjunto das Nações Unidas, governos, empresários e sociedade civil é essencial para a proteção dos mares.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!