Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

São Paulo construída sobre 1500 km de rios e córregos

O documentário brasileiro "Sobre Rios e Córregos" mostra os problemas vivenciados pelos moradores da maior cidade urbana do Brasil. São questões como a qualidade da água, o esgotamento sanitário e o escoamento da chuva, decorrentes da poluição humana e o avanço habitacional não planejado.

• 18/05/2012 às 10:40 • Atualizada em 06/09/2022 às 11:50 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

sobre rios corregos
Todos os rios que envolvem a cidade de São Paulo desembocam no Tietê/Foto: Reprodução

A cidade de São Paulo foi assentada sobre cerca de 1.500 km de rios e córregos. Ao longo de uma história marcada pelo progresso e avanço da ocupação humana, toda a água disponível na cidade por vezes se transformou em solução, como fonte de energia e lucro, mas também em problema, por meio de enchentes, poluição, problemas de saúde e de trânsito.

O documentário Sobre Rios e Córregos, do diretor Daniel Tendler e dos produtores Lucy e Luiz Carlos Barreto, apresenta o depoimento de cientistas e especialistas em urbanismo e engenharia de cidades, assim como a visão de ambientalistas, intervencionistas e moradores de São Paulo, sobre a convivência conflituosa marcada por desvios de curso, especulação imobiliária e habitação irregular vivenciadas pela cidade.

O filme, lançado em 2009, será exibido novamente no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade 2011, em São Paulo, que tem início no final de março, dia 31. Confira o trailer abaixo:

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade