Sob o tema principal A Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o quarto Simpósio sobre Resíduos Sólidos (IV SIRS) será realizado de 1º a 3 de setembro, na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP).
Sancionada em 2010, a Lei dos Resíduos Sólidos é objetiva quando determina que a elaboração de Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é condição para o acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos. Institui os princípios da gestão compartilhada, estabelece a obrigatoriedade da apresentação de planos plurianuais por parte dos entes federados, o sistema da logística reversa e prioriza financiamentos para os municípios que se articulam em consórcios para resolverem problemas comuns na área de resíduos sólidos.
O evento, que é realizado a cada dois anos pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos da Escola de Engenharia de São Carlos (Neper), pretende reunir membros de governos, de órgãos fiscalizadores, empresários atuantes na área, além de alunos e pesquisadores. A novidade para 2015 é que as inscrições dos interessados em participar poderão ser feitas também durante o SIRS.
Em meio ao evento, professores e outros profissionais da área ministram palestras, apresentam trabalhos e discussões, e estudantes de todo o país expõem pôsteres com os resumos de suas pesquisas desenvolvidas ou ainda em andamento.
Entre os palestrantes deste ano estão Geraldo Antônio Reichert, coordenador nacional da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e engenheiro do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre; Aguinaldo Leite, secretário de Serviços Públicos de Jundiaí (SP), responsável pela elaboração e implantação do Plano Municipal de Saneamento e de Resíduos Sólidos na cidade; e Helena Francisco da Silva, presidente da Cooperativa Acácia de Catadores de Araraquara (SP).
Sobre o Neper
O Neper, fundado em 2003 com a coordenação do Professor Associado Valdir Schalch, é um grupo integrado com alunos, ex-alunos, professores e outros profissionais que desenvolvem pesquisas em gestão, gerenciamento e tecnologias na área de resíduos sólidos, visando a redução, reutilização, reciclagem, recuperação energética e tratamento de resíduos, bem como a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
Este grupo de pesquisa atua em atividades pautadas na gestão integrada de resíduos sólidos e seu gerenciamento, o qual envolve a proposição de cenários para os diversos tipos de resíduos, conforme o artigo 13 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada pela Lei n 12.305 de 02/08/2010 e regulamentada pelo decreto n 7.404 de 23/12/2010. Como meta, pretende-se disponibilizar para a comunidade metodologias e resultados que contribuam para a prevenção de impactos originados da gestão e gerenciamento inadequados dos resíduos sólidos no ambiente.
Para mais informações sobre o Simpósio, clique aqui.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!