Kelly Semrau apresentou os aspirations
Foto: Eduardo Magalhães
A Conferência Sustainable Brands (SB Rio) teve início na quarta-feira, 8 de maio, no Hotel Windsor Atlântica, na praia de Copacabana, Rio de Janeiro. O primeiro dia do evento, que tem o objetivo de apresentar a integração da sustentabilidade nas empresas, foi marcado pela importância da implementação aos stakeholders internos à inovação de novos produtos e da comunicação.
O painel de debates foi aberto por Kelly Semrau, chief sustainability officer (CSO) da SC Johnson. Ela defendeu que, o desafio das empresas de reduzir os impactos socioambientais é também uma oportunidade de atrair os "aspirations" - novo tipo de consumidor que se preocupa, ao mesmo tempo, com estilo, consumo consciente e engajamento com a sociedade, e que podem liderar tendências naturalmente. "Há um perfil de pessoas com o potencial de liderar a mudança para escolhas mais responsáveis e não podemos perder esse momento e oferecer melhores opções a esse público", explicou.
Co-fundador e diretor de criação da Tátil Design de Ideias, Fred Gelli provocou a plateia com a seguinte ideia:
Ele acredita que o resultado da prática desta ação será o seguinte: empresas que fazem a diferença na vida das pessoas.
Outro que também desafiou os participantes do evento foi John Marshall Roberts, fundador da consultoria Worldwise Thinking: "Abracem o paradoxo, mergulhem no seu subconsciente, adotem visões multilaterais, conheça sua audiência e compartilhem suas vozes e conhecimentos – assim é que vão conseguir fazer as mudanças". Roberts auxilia as empresas na promoção de mudanças e, sobretudo, as sustentáveis.
Sustentabilidade empresarial na prática
A diretora de sustentabilidade da Natura, Denise Alves, fez um resgate histórico para apresentar a linha que gerou uma transformação em toda a companhia - a Ekos. Ela influenciou a adoção de insumos naturais em outros produtos da marca, na vegetalização de fórmulas e ajudou a transformar o uso sustentável da biodiversidade em uma das principais plataformas tecnológicas e de inovação da empresa, de acordo com Denise. O próximo lançamento sustentável será o da linha SOU, que inclui produtos para cabelos e corpo.
"Marcas podem sim ser agentes de transformação para o bem. Têm o poder de fazer com a sustentabilidade deixe de ser algo visto como um pedágio e se transforme em uma nova forma de se trabalhar", frisou Denise, durante sua apresentação.
Fernando Chacon, diretor de marketing do Itaú Unibanco, apresentou algumas ações que fizeram o banco brasileiro ser reconhecido com o mais sustentável das Américas. Entre as ações, destaque para o projeto de mobilidade em parceria com as prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro. "As bicicletas no Rio já rodam mais de mil quilômetros por mês", observou Chacon.
- Acompanhe as notícias do evento pelo portal oficial -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!