Ban Ki-moon acredita que a Rio+20 é um momento Crucial/Foto: Eskinder Debebe
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, declarou estar satisfeito com a resposta da comunidade internacional em participar da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. A declaração foi realizada na quarta-feira, 9 de maio. Ele afirmou à Assembleia Geral que está profundamente grato ao governo do Brasil pelo esforço em fazer da Rio+20 um sucesso e elogiou a presidente Dilma Rousseff.
O secretário-geral agradeceu a presidente do Brasil por seu "compromisso pessoal e liderança". Ban lembrou que o sucesso da conferência depende ainda do "nível de ambição" do documento final que será endossado pelos participantes. Para ele o momento é "crucial", já que faltam 40 dias para o encontro (marcado para os dias 13 a 22 de junho).
Documento Final
Na sexta-feira, 4 de maio, os países que participam da Rio+20 decidiram estender o prazo para negociar a declaração final. Os representantes voltam a discutir os detalhes do documento em Nova York, a partir do dia 19 do mesmo mês.
Ban Ki-moon afirmou "não ser mais possível continuar com a mesma abordagem" e que espera "resultados diferentes". Segundo o secretário-geral da ONU, esse "período de negociações será a última oportunidade para finalizar o documento" e "ainda há muito trabalho pela frente".
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!