Pequi típico do Cerrado
Foto: Paulo de Araújo/MMA
Começa neste domingo, 24 de maio, a 11ª edição da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos (SAO) com o tema Produtor orgânico, parceiro da natureza na promoção da vida, que visa informar aos consumidores os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos.
O evento será realizado, simultaneamente, no Distrito Federal e em 21 Estados até o dia 31. O Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição (BFN, na sigla em inglês), apoia a iniciativa e promoverá o Espaço Gastronômico da Biodiversidade do Cerrado.
A atividade gastronômica será realizada no último dia do evento, no Jardim Botânico de Brasília (DF), das 9h às 12h, e terá degustação de alimentos preparados a partir de espécies nativas do bioma local. “O objetivo do Espaço Gastronômico da Biodiversidade do Cerrado é evidenciar a importância das espécies nativas na diversificação da dieta alimentar, demonstrar as diferentes possibilidades de uso dessas espécies na preparação de alimentos e divulgar os dados nutricionais da biodiversidade brasileira”, explica a analista ambiental da Secretaria do Departamento de Conservação da Biodiversidade do MMA Camila Neves Soares Oliveira.
Programação
Além do espaço gastronômico, o MMA apoiará uma exposição itinerante que percorrerá o Brasil até o final do ano. A exposição conta com 13 diferentes painéis que evidenciam os valores envolvidos na produção orgânica.
Cada Estado é responsável por definir suas atividades e programação, por meio das Comissões da Produção Orgânica (CPOrgs), em articulação e parceria com produtores e entidades do setor público e da sociedade civil locais.
Entre as atividades previstas estão a realização de cursos, seminários, debates, feiras, exposições, elaboração de vídeos e degustação de alimentos.
A partir da edição deste ano, a campanha não se restringe à Semana dos Alimentos Orgânicos (24 a 31 de maio), dando continuidade ao trabalho de valorização da produção orgânica ao longo do ano todo.
Agroecologia
Entre as principais práticas do produtor orgânico estão o uso responsável do solo, da água e do ar, bem como a manutenção da atividade biológica equilibrada, a preservação da biodiversidade e a consciência social. O sistema de produção orgânica se baseia em princípios de agroecologia, de forma a viabilizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem, em harmonia com a natureza, mantendo relações comerciais e de trabalho justas, além de valorizar a cultura e o desenvolvimento locais.
A escolha do tema tem o objetivo de chamar a atenção dos consumidores para a importância de se valorizar e apoiar os produtores de alimentos, e mostrar que, ao adquirir produtos orgânicos, os consumidores optam por fazer parte da rede de pessoas e entidades que acreditam que o seu consumo responsável tem papel fundamental na definição de quem permanecerá no campo, o que produzirá e de que forma. A campanha ressalta os valores por traz da produção orgânica, os quais não são visíveis nos produtos, sendo desconhecidos da maior parte da sociedade.
A campanha é realizada em parceria com o MMA e os Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Desenvolvimento Agrário, da Saúde, da Pesca e Aquicultura, e da Fazenda, além da Secretaria-Geral da Presidência da República e de outras organizações governamentais e não governamentais. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento coordena a campanha nacionalmente.
(Por Luciene de Assis, do Ministério do Meio Ambiente)
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!