Carro atinge velocidade máxima de 120 quilômetros por hora e tem aerodinâmica que ajuda a economizar combustível
Fotos: Luis Eduardo Noriega
Aonde pode chegar a paixão de um grupo que acredita na substituição dos combustíveis fósseis pela energia solar? Ao menos na Colômbia, esse entusiasmo chegou ao "Primavera", veículo movido a energia do sol desenvolvido por engenheiros e estudantes da Universidade Eafit e empresas públicas de Medellín, e cujo design lembra bastante um disco voador.
Orçado em US$ 1 milhão (cerca de R$ 2 milhões), o carro solar vai participar do Desafio Mundial de Energia Solar na Austrália, a corrida mais importante da categoria, segundo informou a agência Reuters. A prova será disputada entre 6 e 13 de outubro por 47 equipes de 26 países.
Desenvolvido desde outubro de 2002, o carro tem 1,70 metro de largura, 4,5 metros de comprimento, 1,10 metro de altura e pesa 350 quilos.
Jorge Andrés Barrera, líder da equipe, explica que o carro atinge velocidade máxima de 120 quilômetros por hora e tem aerodinâmica que ajuda a economizar combustível.
A corrida de carros solares será disputada em uma pista de 3 mil quilômetros entre as cidades australianas de Darwin e Adelaide.
O carro será dirigido por quatro pilotos que vão se revezar durante o trajeto. Eles não podem ter mais de 1,65 metro de altura e 65 quilos de peso.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!