Foto: Wendy Copley
O que o seu filho come todo dia na hora do recreio pode influenciar diretamente a sua saúde e os seus hábitos alimentares para o resto da vida. Para ajudar a tornar esse lanche mais saudável e atrativo, listamos sete dicas simples para serem usadas no dia a dia.
1.Acrescente sempre uma salada de frutas ou fruta fresca, de preferência orgânica. Para evitar que amassem, podem ser acondicionadas em potinhos. Um vegetal como cenoura baby, pepino ou tomatinhos cereja também são bem-vindos e muito saudáveis.
2.Dê preferência aos pães ricos em fibras, como os integrais. Evite pães doces (com ou sem recheio), croissants e biscoitos recheados, por apresentarem elevado teor de gorduras. Como recheio dos sanduíches, use geléia de frutas ou queijinhos pasteurizados, que dispensam a necessidade de refrigeração.
3.Guloseimas, como bolinhos prontos ou bolo caseiro, devem ser incluídas apenas uma vez por semana. No caso dos industrializados, é importante ler os rótulos para se certificar de que não contêm gordura trans. Para variar um pouco, também é válido oferecer a eles bolachas simples, sem recheio - dos tipos com aveia, integrais ou mesmo maisena.
4.Se optar pela cantina, oriente-os a escolher os salgados assados (menos gordurosos que os fritos), um suco (em lata ou caixinha), iogurte, água de coco, ou bebidas à base de soja. Também fique atento e sugira à escola que evite oferecer comidas industrializadas, frituras e refrigerante.
5.Para tornar o lanche mais atrativo, prefira alimentos coloridos e convide a garotada para colocar a mão na massa e ajudar no momento de montar a lancheira.
6.Para reduzir os desperdícios, peça para a escola disponibilizar uma gamela onde as crianças possam colocar os lanches que não vão comer, para que outro interessado (aluno ou funcionário) coma.
7.Já para os restos dos alimentos, sugira montar uma composteira feita pelas próprias crianças, que transformará o sumo em adubo para as árvores, horta e jardim da escola. Se houver excesso pode ser doado para alguma entidade.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!