icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Shopping EcoD: Produtos sustentáveis para construção civil

Seja uma reforma ou uma construção, a escolha dos produtos é um passo muito importante, afinal, além de cores e combinações, deve-se levar em consideração qualidade, fabricante responsável e toxidade. Conheça alguns produtos atestados pelo Selo SustentaX.

foto autor

09/11/2012 às 9:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 5:10 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

capa-shopping.jpg

Seja uma reforma ou uma construção, a escolha dos produtos é um passo muito importante, afinal, além das cores e combinações, deve-se levar em consideração qualidade, fabricante responsável e toxidade.

Para ajudar os consumidores que ainda buscam mais esclarecimento sobre o assunto, uma dica é usar como referência selos como o SustentaX, que identifica produtos sustentáveis desde 2008. Por meio do site do selo é possível consultar produtos já licenciados e ainda solicitar a análise de produtos que não foram encontrados.

O SustentaX analisa características dos produtos como: se faz ou não mal à saúde, se possui qualidade comprovada, assim como responsabilidade socioambiental na fabricação e comercialização, e se possui uma comunicação ética.

Além disso, para arquitetos, engenheiros, especificadores e compradores (incluindo os governamentais) estão disponíveis, para consulta gratuita, dados adicionais para a utilização dos produtos em obras que visam certificações verdes, como LEED, AQUA e Procel Edifica.

O EcoD traz nesse shopping quatro produtos apontados pelo SustentaX como sustentáveis. Para conhecer mais acesse o site do selo.

  • Impermeabilizante

ipermeabilizante.jpg

O Colaza WPM, fabricado pela Clarus Technology, é uma membrana impermeabilizante de polímeros e borracha sintética e monocomponente, com aplicação difundida no segmento da construção civil. É um produto líquido, o que facilita a adaptação da conformação com qualquer superfície, além de ser a base de água e com baixa toxidade (teor de Compostos Orgânicos Voláteis). Outro diferencial importante é a aplicação a frio, minimizando a emissão de compostos orgânicos voláteis, comuns em processos a quente. Devido ao seu poder impermeabilizante, oferece grande proteção contra penetração de líquidos e formação de umidade preservando as estruturas.

  • Isolantes termoacústicos

isolante.jpg

Nos projetos comprometidos ecologicamente (Green Building) as Lãs Isosoft, fabricadas pela empresa Trisoft se adequam à causa por ser 100% reciclável e menos agressivas ao ambiente.

Para paredes de construção seca tipo drywall, as lãs são uma opção mais ecológica, pois há a possibilidade de modificações rápidas e variadas dos ambientes sem desperdício do material, podendo ser inclusive reutilizada.

Fabricadas sem adição de resinas, com densidade e dimensões projetadas para obter o máximo de resistência acústica e térmica, o produto alia vantagens como leveza e facilidade de transporte e manuseio, redução de irritações de pele, uma vez que não soltam fibras, e diminuição de proliferação de fungos e bactérias, já que são inertes.

O valor do produto varia a depender da espessura e densidade escolhida. O mais utilizado, com espessura de 50mm e densidade 10 kg/m³, sai por R$ 7,70 o m².

  • Proteção para pisos

promapiso.jpg

Desenvolvido para reduzir custos e desperdícios de materiais e aumentar a produtividade em obras e reformas ao proteger superfícies e pisos já instalados, o Promapiso, fabricado pela Promaflex, é uma manta laminada de espuma auto-adesiva, removível, de fácil fixação e média adesividade, flexível e resistente, que substitui os sacos de aniagem com gesso e também a proteção de papelão e resina. Pode ser fixado em pisos como porcelanatos, cerâmicas, laminados de madeira, madeira natural, granitos, mármores, vinílicos, cimento queimado, resina, entre outros. O m² do Promapiso custa R$ 10,00.

  • Tintas e Revestimentos

tinta.jpg

O Colaza Eco-Paint é um revestimento para superfícies metálicas de telhados e coberturas, de secagem rápida, sem odor e de fácil aplicação. Segundo o fabricante, possui ótima ancoragem e alta reflexão e irradiação solar. É de baixa toxidade e possui teor de COV de 14 g/L menos água, estando 72% abaixo do limite máximo admissível de teor para aplicação em paredes internas e externas.

O produto na cor branca apresenta SRI (Solar Reflectance Index) de 103, que indica a capacidade do material em rejeitar o aquecimento solar. Assim seu uso contribui para a diminuição do efeito de ilha de calor causado pela penetração do aquecimento solar dentro das construções.

Para saber mais informações do produto acesse o site da fabricante Clarus Technology, ou ligue (19)3465-9000.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade